A cirurgia da ptose palpebral deve ser realizada por um cirurgião com muita prática e longa experiência na correção da ptose, normalmente um oculoplástico. Consiste no encurtamento do músculo que levanta a pálpebra, que é muito pequeno.
Um cirurgião oculoplástico é um oftalmologista especializado na cirurgia plástica de olhos e estruturas anexas, como as pálpebras, o sistema lacrimal, a órbita e áreas da face.
A cirurgia também é realizada por oftalmologistas e cirurgiões plásticos treinados e experientes na correção da ptose.
A experiência do cirurgião é o fator que mais contribui para o sucesso da correção da ptose, porque como os médicos gostam de dizer, “cada caso é um caso” e as técnicas utilizadas na cirurgia vão depender de muitos fatores, como por exemplo a origem étnica do paciente, note que a correção da ptose nos orientais é diferente da cirurgia realizada nos ocidentais.
A cirurgia é geralmente realizada em nível ambulatorial sob anestesia local e leva menos de uma hora. Quando a cirurgia é realizada em uma criança normalmente é utilizada anestesia geral.
Quais são os riscos da cirurgia?
Às vezes a pálpebra operada não fecha bem por algumas semanas após a cirurgia.
O olho parcialmente aberto permite a exposição ao ar, e isto pode fazer a superfície da córnea se tornar seca, especialmente durante o sono. O problema geralmente é temporário e gotas lubrificantes ou pomadas podem ser prescritos para aliviar a secura e o desconforto.
Menos provável é a possibilidade do músculo elevador não responder como esperado, resultando em posições diferentes das duas pálpebras. Se isso acontecer, uma segunda operação pode ser necessária para o alinhamento.
Resultados!
Após as suturas serem removidas e o inchaço diminuir, você não vai ver uma cicatriz, porque a incisão fica escondida em uma prega palpebral ou na parte inferior da pálpebra superior.
A correção cirúrgica da ptose normalmente atinge o resultado desejado e a maioria dos pacientes fica satisfeito com melhoria da aparência e a visão desobstruída.
Converse francamente com seu médico para ver se esta é a cirurgia ideal para você.